segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Cinco horas de memórias: tanto mar, tanto mar (Cartas do Mondego)

Ludmila Cerqueira Correia*
 Coimbra, 09 de agosto de 2015.




Estávamos perdidas, procurando a entrada do Negócio para assistir à segunda parte da peça. Ao perguntar a um grupo de pessoas onde ficava a rua do teatro, uma delas respondeu: - Não sei que rua é essa, mas os amigos de vocês que também carregam cravos vermelhos foram por aquele lado ali.
Os cravos vermelhos nos foram dados no espetáculo “Um museu vivo de memórias pequenas e esquecidas”**, em uma menção à Revolução dos Cravos, ocorrida em 25 de abril de 1974 em Portugal, um dos três momentos/períodos trazidos nas cinco horas de espetáculo naquela noite.
Acessar a memória significa, também, saber utilizar os instrumentos e mecanismos disponíveis para chegar ao ponto, momento, que se quer debruçar e refletir. Por isso, não é só um ajuntamento de livros, fotos, panfletos e músicas que vai dar conta do que se pretende com esse tema: resgatar e registrar as memórias de períodos de ditadura e de regime de exceção. E, mais, ainda, saber o que vai fazer com isso tudo, ou seja, com as narrativas escancaradas e, muitas delas, trazidas à luz anos depois do ocorrido, com destaque para os discursos de pessoas comuns, as que não constituem o grupo dos “protagonistas militares e políticos”.
Ouvir Tanto Mar, na voz de Chico Buarque, nos levou de Portugal ao Brasil, num emaranhado de questões que confrontam as diferenças e semelhanças nos percursos das ditaduras nos dois países. A tortura é uma delas, utilizada indiscriminadamente naqueles regimes de exceção e, ainda hoje, uma mácula lá e cá. 
Claro, é pouco tempo vivendo aqui, e por isso não arriscaria afirmar se esse tema é ou não prioridade nas pautas nacionais. Por enquanto, fico com o conteúdo do espetáculo (baseado na pesquisa de doutorado da atriz que o interpreta, Joana Craveiro) e com um dado significativo ali destacado: em Portugal não há nenhuma política de memória, verdade e justiça sobre o regime ditatorial do Estado Novo.
No livro “As clandestinas”, Ana Barradas narra uma das medidas de Salazar, em outubro de 1945: “preocupado com a euforia antifacista, proclamou que Portugal era uma ‘democracia orgânica’”. Nesse percurso, aprovou o decreto-lei n. 35.043 instituindo o habeas corpus, que segunda ela, “de tão restritas que eram as condições para a sua concessão, acabava por ser de quase nenhuma aplicação: tinha de ser requerido por um advogado, que se sujeitava a uma avultada multa e à suspensão de três a doze meses do exercício da advocacia, se o Supremo Tribunal indeferisse o decretamento de tal medida. Além disso, prometia-se cadeia ao defensor do réu preso, como ‘castigo’ de ter perdido a acção”***.
Como não se lembrar da ditadura civil-militar (1964-1985) no Brasil, mas também dos dias atuais em que uma elite raivosa clama por um novo golpe militar e a pauta prioritária do governo federal no Congresso Nacional é um projeto de lei antiterrorismo?
Ao mesmo tempo em que o Brasil inicia sua incursão pelas políticas de memória e verdade, seja com a Comissão Nacional da Verdade ou com outros mecanismos esparsos, o impulso pela aprovação do referido projeto de lei pode acarretar uma série de violações das liberdades públicas e dos direitos fundamentais. Significa colocar na berlinda, mais uma vez, os movimentos sociais e reivindicações populares, ao associá-los com práticas com a finalidade de provocar “terror”, a partir de razões de “política” ou “ideologia”.
No percurso brasileiro, memória, verdade e justiça não podem ficar restritas ao período de 1946 a 1988 (que inclui a ditadura civil-militar). Há crimes anteriores e mais recentes para os quais ainda não se tem uma resposta do Estado, e para citar apenas um exemplo neste século, o genocídio do povo negro é o que me chama mais atenção, seja com os Crimes de Maio de 2006 em São Paulo****, seja com a Chacina do Cabula, em Salvador, neste ano de 2015*****. Para estes, o estado brasileiro não garante memória, busca da verdade e, muito menos, justiça.   
As cinco horas do espetáculo me balançaram, como num mar revolto entre as memórias daqui, ainda tão vivas em muitas pessoas daquela plateia, e as memórias do Brasil, ainda cruas e a sangrar.
  
* Ludmila Cerqueira Correia é doutoranda em Direito, Estado e Constituição no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília, integrante do Grupo de Pesquisa O Direito Achado na Rua, bolsista CAPES em estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, professora do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba e Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Loucura e Cidadania (Centro de Referência em Direitos Humanos da UFPB).

** Ver: <http://www.zedosbois.org/events/um-museu-vivo-de-memorias-pequenas-e-esquecidas-teatro-do-vestido-2/>

*** BARRADAS, Ana. As clandestinas. Lisboa: Ela por ela, 2004.

**** Ver: <http://maesdemaio.blogspot.com>


***** Ver: <http://reajanasruas.blogspot.com>

Nenhum comentário:

Postar um comentário