sábado, 1 de março de 2014

O Direito achado na rua


Conferência marca cerimônia de entrega da premiação do IX Prêmio João Maurício Adeodato
O Direito achado na rua
Professores e alunos participantes do IX Prêmio João Maurício Adeodato, com o conferencista Prof. Dr. José Geraldo de Sousa Júnior
A nona edição do Prêmio João Maurício Adeodato aconteceu no último dia 25 de fevereiro e reuniu uma numerosa plateia composta por professores, coordenadores e alunos do Curso de Direito da UNDB.
O tradicional concurso de papers do Curso busca o estímulo à produção de conhecimento por seus alunos, além de ser também uma demonstração do compromisso da UNDB com a prática efetiva da pesquisa jurídica. E este ano não poderia ser diferente com ampla participação dos acadêmicos e a alta qualidade dos trabalhos apresentados
Para a cerimônia da última terça-feira foram finalistas os papers dos alunos: Amanda Marques, Carlos Helder Mendes, Alberth Rodrigues, Bruna de Carvalho e Letícia Falcão. Sob os
olhares atentos da Comissão Julgadora, composta pelos professores: Allyson Perez, Luane Lemos e Antonio Gaspar, os estudantes apresentaram seus trabalhos, sendo premiados como:
  • 1º Lugar – Amanda Ferreira Marques – Reexame necessário e efeito translativo pleno: a aplicação do princípio non reformatio in pejus em favor da fazenda pública.
    Professor Orientador: Christian Barros
  • 2º Lugar – Carlos Helder Carvalho F. Mendes e Alberth Rodrigues – Regime jurídico diferenciado em favor da fazenda pública: a propositura de recurso especial que impugna acórdão proferido a partir de reexame necessário.
    Professor Orientador: Christian Barros
  • 3º Lugar – Bruna Correia de Carvalho e Letícia Prazeres Falcão – A tripartição do conceito de responsabilidade social frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
    Professora Orientadora: Isabella Pearce Monteiro
“Receber o prêmio João Maurício Adeodato por este trabalho, que inclusive servirá como base para o desenvolvimento de minha monografia, é de suma importância, servindo tanto para incentivar a produção de outros artigos científicos quanto para impulsionar o crescimento acadêmico e profissional”, relatou a aluna primeira colocada no Prêmio, Amanda Marques.
Já para a aluna Letícia Falcão, o Prêmio João Maurício Adeodato retrata o reconhecimento da Instituição para com os alunos. “Esta é uma forma de retribuição pelo trabalho acadêmico desenvolvido e pelo respeito de mão dupla existente dentro da própria UNDB”, afirma ela.
A noite de premiações contou, ainda, com a ilustre presença do Prof. Dr. José Geraldo de Sousa Júnior, iminente jurista brasileiro, ex-reitor e professor da Universidade de Brasília, que ministrou a conferência “O Direito achado na rua”. A temática oriunda de uma expressão criada por Roberto Lyra Filho, atualmente, designa uma linha de pesquisa da UnB que quer, exatamente, ser expressão da concepção de Direito que lhe dá fundamento, assim compreendido, como a enunciação de princípios de uma legítima organização social da liberdade.
Vale destacar ainda que a conferência fora mediada pelo Prof. Sebastião Costa Mendes, professor e coordenador da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário