quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Comissão de Memória e Verdade da UnB realiza Audiência nesta sexta, 23/8, às 14h15

Comissão de Memória e Verdade da UnB realiza Audiência nesta sexta, 23/8, às 14h15
Hélio Doyle e Álvaro Lins darão depoimento. Comissão tem levantado e sistematizado informações sobre o período 1964-1988.

A Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da UnB realiza Audiência Pública nesta sexta, 23/8, das 14h15 às 17h, no Salão de Atos da Reitoria da UnB. 
Hélio Doyle e Álvaro Lins, ex-alunos da UnB que participaram do movimento estudantil nos anos 1960 e 1970, confirmaram presença no evento e darão depoimento.

Criada em agosto de 2012, a Comissão tem como objetivo investigar violações de direitos humanos, perseguições políticas, funcionamento dos mecanismos repressivos e formas de resistência na UnB durante o regime civil-militar (1964-1988). A Comissão tem levantado e sistematizado informações desde o seu lançamento, quando começou a apurar as causas de morte de Anísio Teixeira, um dos criadores da UnB.

Em novembro de 2012, foi realizada audiência pública na Universidade de Brasília acerca do caso Anísio Teixeira. Naquela oportunidade, foi firmado Termo de Cooperação entre a Comissão da UnB e a Comissão Nacional da Verdade e também foi entregue, pela família de Anísio, dossiê com as informações disponíveis sobre o caso buscando esclarecimentos sobre a morte do educador.

Em fevereiro de 2013, Claudio Almeida, representou a Comissão da Memória e Verdade da Universidade de Brasília em Audiência Pública realizada pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva destinada a coletar informações acerca do desaparecimento de Honestino Guimarães, ex-aluno da UnB.

Desde maio, estão sendo desenvolvidas audiências públicas pela Comissão. Inicialmente, a Comissão ouviu o ex-reitor Antonio Ibañez Ruiz e o jornalista Romário Schettino, presidente do Conselho de Cultura do DF. Reportagem da UnBTV pode ser acessada em: http://www.youtube.com/watch?v=Q8wHJQA87w4&feature=em-uploademail 

Em junho, a Comissão realizou Audiência com os professores Luiz Fernando Victor e Luis Humberto Miranda Martins Pereira. Reportagem sobre esse encontro está disponível em: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=7790 

No mês passado, Paulo Speller, atual Secretario de Educação Superior (MEC) e ex-presidente da FEUB, e Gustavo Chauvet, ex-aluno da UnB e atual Superintendente do Arquivo Público, participaram de Audiência Pública, coordenada pelos professores Daniel Faria (História), Beatriz Vargas (Direito) e Roberto Aguiar (presidente da Comissão Anísio Teixeira). Vídeo disponível sobre o evento pode ser visto em: http://www.youtube.com/watch?v=-LR_xndnLJs&feature=em-uploademail

Posteriormente, haverá audiência com a presença do Senador Cristovam Buarque, que também dirigiu a UnB. Serão ouvidos ainda outros ex-professores e ex-alunos da Universidade.

Depoimentos. A Comissão também tem realizado atividades de oitiva e registro dos relatos de vítimas, familiares de vítimas e testemunhas de atos de violação de direitos humanos e liberdades individuais praticados por agentes públicos contra membros da comunidade universitária. Estão sendo investigados atos ocorridos período de 1º de abril de 1964, data do Golpe militar e da intervenção na UnB, a 5 de outubro de 1988, data na qual entrou em vigor a atual Constituição. Entre os depoentes estão ex-funcionários, professores, estudantes, familiares de vítimas e advogados dos perseguidos políticos.

A metodologia das atividades é a entrevista direta do depoente, compreendendo uma fase de narrativa livre e uma fase de perguntas endereçadas por membros da Comissão. As sessões podem ser públicas ou privadas, a depender de autorização escrita e expressa do depoente, como também podem ser gravadas em áudio e/ou vídeo, conforme as possibilidades técnicas disponíveis e segundo a vontade do entrevistado.

Sob a coordenação dos professores José Otávio Nogueira Guimarães e Daniel Faria, integrantes da Comissão, um grupo de voluntários vem realizando pesquisa no Fundo UnB no Arquivo Nacional, que contém documentos relevantes para a compreensão dos mecanismos de repressão na Universidade. Estão no fundo documentos produzidos pela Assessoria de Segurança e Informações (ASI) da UnB, considerada uma das mais ativas no período repressivo.


Mais informações:
Prof. José Otávio Nogueira Guimarães (61) 9653 7653 joseotavionogueira@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário