terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Novo Vice-Reitor da Unila é ex-Diretor do CEAM da UnB

05.02.2013

Novo Vice-Reitor

“Quero contribuir com a construção desta universidade revolucionária, emancipadora”, declara

Publicado por Mayara Godoy Alunos, professores e servidores técnico-administrativos lotaram o Auditório César Lattes (Parque Tecnológico Itaipu), na manhã desta terça-feira (05), para prestigiar a passagem de cargo do ex-vice-reitor, Gerónimo de Sierra Neves, ao novo titular, Nielsen de Paula Pires. A mesa de autoridades foi composta, ainda, pelo reitor Hélgio Trindade; pela vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi; e pelo assessor da Diretoria-Geral Brasileira da Itaipu Binacional, Joel de Lima.
Auditório ficou lotado para a solenidade
Professor Nielsen de Paula Pires assumirá, de agora em diante, desafio de ajudar a construir a UNILAO novo vice-reitor, Nielsen de Paula Pires, iniciou sua fala agradecendo pela confiança para esta “honrosa e árdua missão”: a de contribuir com o projeto da UNILA, o qual considera “ousado; estratégico; pioneiro; histórico; único”.
Segundo ele, atualmente o mundo vive um momento em que a educação é vista como mercadoria de consumo – ou seja, é comprada e vendida –, e a UNILA vem justamente na contramão desta tendência. “Queremos transformar o mundo e torná-lo mais igual, justo, fraterno e democrático”, destacou.
O ex-vice-reitor, Gerónimo de Sierra, que ocupou o cargo desde abril de 2010 – e também integrou a Comissão de Implantação da UNILA desde janeiro de 2008 – destacou que a Universidade tem sido construída por “heróis”. “E não são só os professores, mas também servidores técnico-administrativos, professores e alunos. Todos fazem parte de uma comunidade rara”, ressaltou. Ele lembrou, ainda, fatos marcantes ocorridos desde a criação da UNILA, e reforçou que a instituição foi planejada minuciosamente. “Este projeto é uma aventura, mas é sólido”, constatou.

Para o reitor Hélgio Trindade, esta transmissão de cargo demonstra que a Universidade é consistente o suficiente para continuar avançando “para além daqueles que a pensaram e fundaram”. Na oportunidade, o reitor prestou uma homenagem ao professor Gerónimo de Sierra, ressaltando que “um reitor só consegue enfrentar os desafios cotidianos da universidade se dispuser de uma interlocução permanente e criativa com seu vice-reitor”.
Trindade ressaltou diversas qualidades do ex-vice-reitor, entre as quais a de possuir a visão autêntica de uma América Latina una e diversa, a de ter uma grande produção intelectual e um senso crítico permanente. “Cabe a mim, representando toda a comunidade da UNILA, manifestar o reconhecimento pelo seu desempenho apresentado”, destacou. “E com a saída do Gerónimo, colocou-se um desafio de encontrar um vice-reitor à sua altura”, observou, referindo-se ao currículo do professor Nielsen de Paula Pires, a quem deu as boas-vindas. O professor Nielsen Pires foi nomeado por portaria publicada no último dia 30 no Diário Oficial da União.
Para encerrar, alunos representantes da primeira turma da UNILA (2010) homenagearam o professor Gerónimo de Sierra com a entrega de uma placa comemorativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário