segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Emoção e homenagens na despedida de José Geraldo


REITORIA - 16/11/2012
Paulo Castro/UnB Agência
 
Reitor percorreu, durante toda a semana, os corredores da Reitoria para despedir-se de servidores e assessores.

Grace Perpetuo e Taís Guerino - Da Secretaria de Comunicação da UnB
Fonte: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=7333 
Ao longo desta sexta-feira, 16 – em meio a demonstrações de afeto e respeito –, o reitor José Geraldo de Sousa Junior percorreu os corredores da Reitoria da Universidade de Brasília para despedir-se de servidores e assessores, encerrando a série de visitas iniciada na última terça-feira, 13 (Leia mais aqui). A gestão se encerra neste sábado, 17.
Os últimos momentos de José Geraldo à frente da UnB são uma eloquente expressão do quanto o professor angariou de afeto e respeito ao dedicar-se com excelência, ao longo da gestão de quatro anos, a colocar em prática os ideais essenciais da UnB.
Durante a tarde de sexta-feira, José Geraldo esteve no Auditório – onde observou seu retrato, recém-colocado na Galeria de Ex-Reitores –; no Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP); na Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF); no Decanato de Gestão de Pessoas (DGP); e na Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) – e foi carinhosamente recebido por onde passou.
No DGP, a servidora Simone Farias disse que a gestão foi “marcante para a história da UnB” – e expressou gratidão por José Geraldo ter sido sempre um reitor "extremamente acessível”. Para Simone, ele trabalhou "tanto quanto os servidores” e colocou a Universidade mais uma vez "a serviço das causas humanitárias".
Na DDS, por sua vez, a diretora Maria Terezinha da Silva se disse orgulhosa por ter participado deste "momento histórico" - “principalmente por causa do Orçamento Participativo”. A servidora da DDS Ana Maria Rizzo concordou: “O diferencial da gestão foi a forma democrática e colaborativa com que o senhor trabalhou, especialmente em momentos de tensão, como a recente greve”, disse ao reitor.
Ao fim da tarde de sexta-feira, o reitor esteve também na Secretaria de Comunicação (Secom) – onde expressou admiração pelo trabalho realizado ao longo dos últimos quatro anos.  “A Agência UnB é hoje uma respeitada fonte de informação para outros veículos de comunicação. E, trabalhando em um ambiente de absoluta liberdade jornalística, vocês deram legitimidade, respeitabilidade e dignidade à informação”, disse. José Geraldo finalizou a visita citando Karl Marx – para quem “a imprensa é o cão de guarda da democracia”. 
Paulo Castro/UnB Agência
 
RELEVÂNCIA – A última semana de José Geraldo à frente da UnB foi marcada também por atividades de grande relevância para a Universidade – entre elas a inauguração do Bloco de Salas de Aula da Ala Sul (BSA Sul), na terça-feira, 13 (leia aqui); e a formatura dos primeiros graduados da Faculdade UnB Ceilândia – do curso de Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional –, na quarta-feira, 14 (leia aqui).
O BSA Sul, inaugurado na manhã da terça-feira, consolida a expansão da UnB e é mais um símbolo da ampliação. O prédio, que leva o nome do biólogo Luiz Fernando Gouvêa Labouriau, é a 31ª nova edificação erguida nos últimos quatro anos.
Na volta às aulas, os estudantes começaram a ocupar o prédio de 7,5 mil metros quadrados, em que estão instaladas oito áreas para tutoria, auditório e 48 salas de aula. O objetivo é complementar as atividades da Ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC), que recebeu um grande número de estudantes nos últimos anos. Em 2007, o vestibular disponibilizava 4.188 vagas para graduação. Em 2012, o número saltou para mais de 8 mil. Estima-se que mais de 2.000 alunos se beneficiarão do BSA Sul. (Leia mais aqui.)
Outro momento recente, marcante na gestão de José Geraldo, ocorreu no dia 9, durante a penúltima reunião do Conselho Universitário presidida por ele e dedicada ao balanço da equipe. Na ocasião, o reitor ressaltou as marcas do trabalho: a expansão e a administração colegiada. "A Universidade só vivenciou um momento de crescimento como este na época de sua criação: a quantidade de alunos quase dobrou, há mil novos professores e a infraestrutura cresceu em ao menos 30%", disse ao  acrescentar que, agora, "estamos para além do que se inscreveu na proposta original de Darcy Ribeiro, de uma universidade necessária. Somos uma universidade emancipatória”. 
Além da expansão, que deu à UnB 31 edifícios novos e 41 instalações reformadas, José Geraldo destacou as características democráticas de seu período. “Nunca exercitamos tanto a democracia decisória: os colegiados se tornaram, em nossa gestão, a esfera pública para as decisões.”
(Leia mais sobre a reunião do Consuni aqui e o balanço oficial da gestão aqui.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário